segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

OYA BAGAN.


OYA DO RIO. 
OYA DA LAMA.
OYA SEM CABEÇA.

Esta Yabá nasce no Odu Ossá Mejí (9-9)

Bagan teria sido o último avatar (corpo reencarnado) de Oya, por isso leva em si tudo o que Oya adquiriu em suas vidas, sendo uma yaba de culto complexo e  poucos zeladores sabem iniciar essa senhora.

* BAGAN NASCEU DA LAMA: 
Bagan usa pinturas  feitas com lama e Osun, nasceu da lama do rio Oya, o Rio niger e seu culto se dá neste rio.

* OYA SEM CABEÇA: 
Corre um falso itan de que Oya Bagan não tem Orí, pois foi decapitada. Como alguém sem Ori pode ser plantada em Ori, se no culto a Orisa só se da o que se tem?
Bagan na verdade arrancava a cabeça dos inimigos, por isso o nome de "OYA SEM CABEÇA".
Por fundamento da Yabá se moquia (queima) a cabeça dos bichos de quatro patas que são oferecidos a ela e então se põe esses crânios em seu igbá junto a um par de chifres de búfalo.

"O Igbá de Bagan é de Barro."

Bagan é um Orisa Nupê a qual rezamos esta Adurá:

"E ma odò, e ma odò
Lagbó lagbó méje
O dundun a soro
Balè hey"

Tradução:
Eu vou ao rio, eu vou ao rio
Do seu modo encontrado nos
Arbustos reparte em sete
Vós que fala através do Preto
Tocando o solo te saúdo.

Itan de Oyá Bagan:

"Odô Oya, o Rio de Oya Bagan"


Um dia o Obá Tapá, rei dos Tapás, foi avisado que sua aldeia seria atacada. Correu para a casa de Orunmilá (ifá) e pediu um Ebó para afastar o perigo.
Orunmilá disse que ele devia mandar sua filha levar um pano preto até a fronteira da aldeia e rasgar o
pano. O pano preto simboliza as coisas más, e deveriam "rasgar" o mal. "Oyá" Significado rasgar, dividir, rachar. Então a filha do rei foi até a fronteira e rasgou um pano preto, rasgava e gritava: OYA! OYA! OYA! (Dividindo! Dividindo! Dividindo!)

Os retalhos de tecido formaram uma lama negra, que formou água negra. A poça de água estourou e formou um grande rio negro! Do ronco do rio se escutou o grito alto "OOOOOOYÁ!!!". Do leito do rio
saiu uma mulher negra, linda, empunhando armas de guerra. Ela foi chamada Oya e o rio Odô Oya. 

Oya Bá Àgan é a oya que trás a força, o poder do grande Odô Oya! Se diz "Odô Oya Bá Agan" (o rio
oya trouxe força) que defendeu os Tapás do perigo. Grande formou uma linha separando o reino dos
inimigos, e eles tinham medo de tocar na água, o rio é o Berço de OYA, cujo as águas são negras de tantos eguns que carrega!!! 
A Ya agbá Oya um dia saiu voando no ar e fez um tufão de vento! 
A partir daí, os tornados também foram batizados de OYA. 
Quando Ya Agbá Oya Bá Agan estava nervosa, ela Corria para a floresta e se transformava em Búfalo!

Hepa Hey Bagan!!!

OS ORISAS QUE CAMINHAM COM BAGAN:
ESÚ: Bagan guerreou contra Esu, ao ganhar a batalha ele jura lealdade a ela e decide acompanha-la.

OXÓSSI: O sexto filho de Bagan se chama OGYOGAN, ele se veste com a pele do búfalo e auxíliou Odé na caçada do pássaro Orúro, ao ver que Odé respeitava Ogyogan, Bagan dá para Odé o seu pó "Arole" para afastar os Eguns, e Odé em agradecimento faz o Erusin de Oya, e então se tornam aliados.

NANÃ: Bagan nasceu da lama, seu fundamento é a lama preta e isso se se fortalece na presença de Nanã.

OBALUAYÊ: Bagan o encontra no cemitério junto a Esu e ao derrota-lo, ele também jura lealdade a ela e a acompanha.

*CORES DE BAGAN:
Ela usa branco, porém no ato do "Agerê" ela se veste de Vermelho ou Marrom.

Bagan não é de culto igbalé, ela é cultuada no Rio Niger.

Hepa hey!

61 comentários:

Josiane disse...

Fui feita de bagan no ketu,mais ela nunca tomou minha cabeça ,e mudei de água e nada .queria saber pq se tou rodante

Unknown disse...

Se voce foi feita mesmo, e nao rodou é por que voce é ekedi!!

Josiane disse...

Não, pq viro com exu na umbanda.

Josiane disse...

Não pq viro com exu na umbanda

Anônimo disse...

o comentario de josiane fiqueiredo da silva menezes
eu nao sou mae de santo
sou simples abian ja faz dez anos
e lembrei que no inicio eu era de uma casa de keto e meus guias nao me tomavam direito
mas hoje sou do jeje e assim que coloquei meu branco neste barracao meus guias me invadiram de energia eu sinto o pulsar dos caboclos dentro de mim mas hj apos tantos desatinos eu guardo todos os preceitos a serem seguidos mesmo longe do barracao
foi so uma lembrança que tive agora e a senhora converse com seu zelador ele vai encontrar o que esta errado . boa tarde
milene de paula
juiz de fora -mg
millydepaula09@gmail.com

Josiane disse...

Obrigado Milene, andei me informando tudo sobre essa oya e não é fácil fazer essa oya.

Anônimo disse...

Vc deve ser abiasė entao já nasceu altoridade dentro do ase.mas acho melhor fala com seu babá tá ase pra vc espero que resolva sua cabeça filho de Oya são a sim mesmo eu sou de Oya Tb.

Henrique disse...

Procure-me que vejo ora vc.

Anônimo disse...

Sou de bagan também. E fui feita no ketu, e hj em dia eu não estou mais lá onde fui iniciada. Irei fazer 6 anos de santo iniciado. Nunca tô.ei nenhuma obrigação. Todas as vezes que era pra eu tomar minha obrigação acontecia algo e dava tudo errado. E no final do ano passado sai da casa onde nasceu minha santa e do meu filho de apenas 1 ano e 3 meses. Pois muitas coisas aconteceram e por isso sair da casa. Muitos pais de santo quer só dinheiro e não fazem o certo.

Everaldina.lima@hotmail.com disse...

boa noite tenho 62 anos só agora estou frequentando um barracão de candomblé na nação efum fui suspensa para equede de jugum mais descobri que tenho uma iansã chamado de Bagan eu nunca tinha visto fala mais fiquei muito feliz pois tenho omolu e gosto de usar roupas brancas sempre segunda e sesta são os dias que eu só ponho roupas brancas .gostaria que alguém mim falace algo sobre minha oyá tenho cariosidade pois não entendo nada da nação efun brigado Everaldina Francisca de Lima

Anônimo disse...

Sou filha de bagan. Gostaria de saber, se posso arrear acaraje e ecuru juntos para ofertar minha mae

Unknown disse...

Quando fiz o santo eu era de xoroque é hoje descobrir que sou de oya bagan e descobri que sou axogum é tenho que acerta tds de novo mas a maioria dos terreiros que saber de Luxor é dinheiro por isso ainda não dei minha cabeça a ninguém

SHEILA PEREIRA PAIXÃO disse...

BOA NOITE SOU CONFIRMADA EKEDI A QUARTOZE ANOS XANGO AGANJU COM OYA TOPER DAI PARA FRENTE MINHA VIDA SO FEZ PIORAR PASSEI FOME COM MEUS FILHOS QUASE FUI MORAR NA RUA COM ELES EU MORAVA DE ALUGUEL O TEMPO Q ACORDAVA TODOS OS DIAS DEZ PARAS QUATRO DA MANHÃ PARA IR TRABALHAR ERAM PERDIDOS MINHA VIDA N ANDAVA DE JEITO NENHUM TIVE VARIOS BAIXOS SEM ALTOS E BAIXOS ERA SÓ BAIXOS UM AMIGO ME LEVOU NA MÃE DE SANTO DELE LA DESCOBRI Q SOU DE BAGAN NO JOGO N ACUSAVA NEM Q EU SOU FEITA FIQUEI ME CUIDANDO NA CASA COM A PROMESSA DE COLOCAR MINHA MÃE NO LUGAR PASSADO UM TEMPO ENGRAVIDEI E SAI DA CASA MINHA GRAVIDEZ ESTAVA DANDO PROBLEMAS AOS OITO MESES DE GESTAÇÃO DESCOBRI Q MINHA BB ESTAVA MORTA NA MINHA BARRIGA DEZ DIAS DEPOIS Q ENTERREI MINHA FILHA TIVE UM DERRAME Q CARREGO AS SEQUELAS ATE HJ Q VAI FAZER SETE ANOS INDO ATRAS DE RESPOSTAS FUI NUM CENTRO DE UMBANDA E O PRETO VELHO ME FALOU Q EU ESTAVA DAQUELE JEITO PQ SOU RODANTE N EKEDI EU TEIMEI COM A ENTIDADE Q SOU EKEDI ELE CONFIRMOU CATEGORICAMENTE Q SOU RODANTE FIQUEI CHEIA DE DUVIDAS ISSO TEM UNS CINCO ANOS ONTEM FOI O DIA MAIS FELIZ DA MINHA VIDA NA CASA DO AVO DE SANTO DO MEU FILHO Q E KETU ELE SE PROPROS A CUIDAR DE MIM NUM ORO Q ERA PRA MIM (BORI)MINHA MÃE PASSOU PARA CONFIRMAR Q EU SOU RODANTE E Q ELA E MINHA MÃE JUNTO COM OMULU HJ AGORA ME SINTO PROTEGIDA Q MINHA MÃE ENTENDEU Q O Q FOI FEITO N FOI CULPA MINHA Q ELA Q E DONA DA CABEÇA VAI TER OS DIREITOS DELA E Q OMULU E PAI VAI SER RECONHECIDO COMO MEU PAI EU TENHO CERTEZA Q MINHA VIDA VAI MUDAR PARA O MELHOR VOU TER FORÇAS PARA TRABALHAR ACORDAR CEDO COMO ANTES E TUDO VAI FLUIR

Unknown disse...

Irmãos sou filha de oya bagan, e muito sério ser filha dela eu quase morri uma ya fez algumas coisas pra ela depois disso tive problemas de saúde perdi coisas materiais depressão perdi meu ultero quase enlouqueci, quebrei tudo dela sou feita no jeito depois de tratar voltei assi , pedi perdão e as coisas ficou mais cauma , o problema é alguém que possa da os 21 pois estou atrasada e não encontro alguém pra fazer não e todos que faz porque ela traz mistério. Eu gostaria de saber se existe uma forma pra mim mesma coloca em ordem obrigada. Meu nome Maria

Unknown disse...

Sou filha de Oyá ba gam. Creio que desde que nasci.Sou livre.Fiz tudo na umbanda aos 20 anos de idade.Hoje com 62 anos com meus filhos estou sendo assistente no Candomblé de ketu.Vou conferir búzios novamente.Estou cheia de dúvidas qual o meu trabalho nesse terreiro.Como falar isso tudo com a mãe de Santo.Qual seria sua reação para minha participação.

marcelo de oya disse...

Eu sou feito dessa magnífica santa,pois nasci dela fiz ela e quero volta dela na próxima vida amor 💓 condicional sempre...

Unknown disse...

Eu fui feita em 1990 de oya bagan nao me arrependo pois fui feita em angola na xasa de yaomin na posse todos dizian que eu ia morre porque nao se faz esse ynkisse em angola pous estou aqui viva vou faser 28 de santo nao tenho nada que reclama so posso falar uma coisa pra vc dar comida a essa santa tem que da comida a ogum megi no pe dela e depois da comiga a ela pois e uma senhora que nao tem ory e quem guia ela e ogum mege por isso se da comida a ela e nao da a ogum a vida nao caminha abenca a todos meu face telma da silva meu zap 975344175

Anônimo disse...

Gostaria de saber mais sobre Oyá bagan. Pois fiz um ebó caminho Exu é fiz agrado a Oyá no mesmo dia .. depois desse agrado fiquei sabendo da qualidade da minha Oyá que é bagan .. pois não recordo de terem dado de comer a ogum primeiro ... e logo depois fiz agrado a Oxóssi meu pai ... obrigado

Unknown disse...

Quem é o junto de oyá bagam

Anônimo disse...

Boa Noite,axé para todos!Sou leiga no assunto,mas eu observei que essa qualidade de OYÁ é quem mais se parece com o sincretismo com Santa Barbara e Santa Clara pois,quando os escravos teve que se converter ao cristianismo associou OYÁ IANSÃ a elas.Uma foi queimada e a outra decapitada por soldados Romanos,e os Romanos adorava o DEUS DA GUERRA MARTE.

PATACORE OGUM!
HEPA REY IANSÃ!

Unknown disse...

Bom .. Sou iniciado em bagan ..... Amo de paixao minha mae de ori .... Realmemte ela tras muitos segredos consigo pois n e qualquer pai ou mae q saiba iniciala .... E estou muito feliz depois q fui feito nele fiz dela minha vida e estou muito bem comigo msm ...oya mudou minha vida para melhor ...

Monaliza disse...

Acredito que por vc n saber, o orixá n vai te cobrar. Bagan tem oração com oxossi tbm, Então n saiu errado de certo. Mas agrade a ogun tbm. Axé!!!

Monaliza disse...

Ligação *

Unknown disse...

Tenho 21 anos e Sou De Iansã Bagan quando fui me inicia no Candomblé No 4 Dia Me Deu Louca Eu Só Chorava fiquei com aente pertubadanao aguentei i fui embora pra minha casa 3 dias depois eu ia pra folhas mais não sei oque aconteceu comigo pois eu tava tao bem bem no começo tava tao empolgada aí do nada fiquei louca i fui embora ...

Unknown disse...

Minha mãe, minha bagan,como eu amo esta senhora sou uma vodce dela

Alex disse...

Se você foi raspada de xoroque, será eternamente de xoroque mesmo sendo raspado errado, mas se descobriu que é de oya procura um sacerdote com urgência, para que ele acerte os caminhos se não tais lascado o povo acha que santo é brinquedo, coisas sérias podem te acontecer por causa disto

Unknown disse...

Telminha gostaria k voce me esclaresece mas algumas coisas dessa oya eu sou de oya e omulu quando fiz foi tambem na posse rio de janeiro meu pai falou muito cuidado com sua mãe

Unknown disse...

Gostaria de saber mais sobre essa senhora ...quem souber ...souber por favor me fale...obrigada

Unknown disse...

Oi mim chamo ana Julia e estou muita confusa pois sei qui eu a carrego parei um fala oya bagane outros oya do bale nao sei mais oque fazer

Lia Tins disse...

Gostaria de saber mais, características, comidas, o que se pode ou não fazer,
Qualidade e defeitos dessa Ori.

robredo disse...

Deve ser porque vc não e filha desse caminho de oya pode ser outra mais quando foi feita não olhou direito . Pois bagan quando e realmente a dona do ori ela da sua presença

Unknown disse...

Fui feita de oya ,minha santa e oya bagan não tenho nada a reclamar quase morri ,eu já estava planejando para mim me suicidar e também levar meu filhos mas graças adeus depois que eu fiz as coisas da minha santa nada a reclamar eu vou fazer onze anos de santo faço meu jogos de búzios para os meus clientes minha vista nunca foi lavada ,jogo sim por intuição e já estou me preparando para pagar a obrigação de sete anos que já já os quatorze bate na porta ,mas uma coisa eu tenho a dizer basta saber cuidar e saber com quem vai cuidar ,mãe bagan e muito ringida e gosta de tudo no seu devidos lugares ,sabendo cuidar as coisas flui e flui muito bem ,bom dia e mutumba a todos sou do Rio de janeiro ,Niterói meu contato quem quiser me chamar para nós conversamos meu ZAP e 021 986578793

Unknown disse...

Como você está Sheila ?

Unknown disse...

Sou filha de oyá bagam e trago xangô quando arriei as obrigações e dei de comer aos meus dois orixás ela ñ passou mais ele respondeu, Sendo assim e mesmo assim sinto a presença muito forte de minha mãe oyá mais ele tomou a frete ! Porq isso aconteceu?.

Unknown disse...

Vdd concordo com vc tb sou de bagam e geralmente os filhos feito por este tipo de oya se faltar algo na feitura algum oro ñ fica na casa pq Oya vai em busca do q le falta por direito

Vento de Bagan disse...

Desculpe dizer tenho 25 anos de santo sei que uma vez 4aspada e iniciada para um orixa vc sempre terá aquele orixa.

Rodrigo marcos disse...

Sou de bagan com exu , minha vida nao foi facil e ate hoje nao e , nasce dd um aborto. Com 6 meses induzido por remedios , sou adotado , fui iniciado em uma casa. Onde me botaram oya egunita com ayra , dai pra ca rudo pioro fui agredido pelo zelador de santo com kele ainda , logo em sefuida eu nao consguia mais ir ao terreiro onde me iniciei passei 3 anos. Sem entrar em uma casa hoje entou em uma casa onde ele viu bagan com exu mais nao aceita de maneira alguma que bagan venha primeiro que exu , to com 4 ano de santo e exu esta ja me cobrando pois apesar dde tudo eu sinto que ela quer e ele me pega mais sempre me deixa passando muito mal pois ainda nao o acentei como deve ser , por que o babalorixa atual nao admite que exu venha como junto de forma alguma mesmo sendo alafiado no meridologun dele ..eu nao sei o que fazer eu ando muito depressivo perde emprego , nao tenho amigos sempre tudo na minha vida tem sido essa batalha por causa de exu . eu nao sei o que fazer alguem me ajuda. Por oya ..

Meu número é 77 9 8153-7851
Antes que eu faça alguma besteira.

Carla disse...

Acabei de ter certeza que sou de bagan com Ogun. Já sabia desde sempre de oya mas apesar dos sinais não tinha certeza de bagan. Carrego todas as características dos meus orixás inclusive a determinação. Força e coragem. Junto com todas as confirmações veio também o diagnostico de um câncer de mama. E oya pedindo bori pra não levar a cabeça por conta dos ancestrais. Minha mãe já foi yansa de egbale e minha tia mãe de Santo de oya também. Orixá quer a cabeça e oya não deu maleme a familia. Está pedindo ebo e DEPOIS o bori. Porém eu sei que nem todos sabem iniciar está qualidade de oya.Sendo assim quem quiser e puder me ajudar na misericórdia do axé entra em contato. Já quase morri de DEPRESSÃO mas agora estava bem. Porém sou o pilar financeiro e emocional da minha casa preciso me manter de pé. Meu tel 97667.2794. Axé a TODOS

Unknown disse...

Ela tem ori sim

Unknown disse...

Também sou de Oya Bagan, gostaria de me comunicar sou Rio de janeiro Cel 99983-8074

Unknown disse...

Me arrepiei com sua história Sheila, lhe desejo muita sorte, saúde e axé querida.

Alê netto disse...

Oi Carla conheço alguém meu número 983480564

Unknown disse...

Tmb acho isso. .

Unknown disse...

Estou muito feliz pela senhora já está dando tudo certo 🙏

Unknown disse...

Aguarde com paciência o tempo.
No tempo certo, ela cantará seu ori. É normal rodantes desta qualidade quase não incorporarem ela.

Unknown disse...

Tambem sou de oya e exu sendo q oya vem a frente

Unknown disse...

Como é a confirmação de uma Ekedy de Oya Bagã ???
Raspa ou não ?

Unknown disse...

Ela tem Orí sim

Unknown disse...

Asè. Me emocionei!

Anônimo disse...

Oi Maria meu nome e Eliete e tenho um pai maravilhoso que pode de ajudar se quiser me chame no meu e-mail: elietegaara91@gmail.com.br

Larissa disse...

Eu fui fazer borí a 7anos atrás pra oxum e ogum e quem passou foi Iansa e oxossi depois disso aconteceu muitas coisas em minha vida e me afastei da casa do meu zelador hoje estou retornando ao barracão e descobri que minha Oya é Bagan porém só agora ela me pegou 1 vez tenho muita duvidas de como cuidar preciso de ajuda porém o barracão que frequento mudou muito você pode me ajudar entender algumas coisas?

Anônimo disse...

Por que Ela leva uma boneca nas costas?

Anônimo disse...

Se vc foi feita a essa senhora e ela não lhe pegou vc prescisa ir ao búzios e procurar saber o motivo tenho oya bagan acentada na minha casa de minha filha minha primeira navalha e não é fácil fazer essa oya não pode falta nenhum ato se prescisa de ajuda me procure 11953757315

Anônimo disse...

Exatamente

Anônimo disse...

Eu iniciei essa Oyá vou fazer 8 anos de iniciado. Porém ela só manifestou em mim com quase 6 anos de iniciado. Fiquei bem aliviado quando minha mãe começou a mim virar. ESTOU muito feliz

Anônimo disse...

Sou de Oya Bagan, iniciada há 6 anos. Bagan veio somente na iniciação e não veio mais. Saí do meu ilê porque faltaram atos e, como já dito acima, se falta algo, Oya não fica. Esse ano vou dar minha obrigação de 3, pois meu juntó, Oxossi, me deixou muito doente por mais de um ano porque a obrigação está atrasada. Quase morri, fiz o que foi pedido no jogo para ganhar tempo e poder dá a obrigação no final deste ano. Oya Bagan é cheia de mistérios, muitas coisas que nem eu entendo. Mas ela sabe do meu coração e que estou me esforçando para nesse ano deixar as coisas dela em dia. O fato de ser rodante e não rodar desde a feitura não é comum e já mecheu muito com a minha cabeça. Hoje em dia eu escolho Orisha, se eu não virar nunca mais, tá tudo bem. Oya mora na minha cabeça e sabe de tudo. Epa hey Oya❤️❤️

Anônimo disse...

Moço.. vc deve ter q assentar Egbe... Procure um sacerdote que saiba cuidar de Egbe... Vc vai ver as coisas vão começar a dar certo

Anônimo disse...

Foi fazer bori p oxum e Ogum??? Oxi.. bori não tem a ver com orixá... E pra Ori... E quem cuida de Ori é Oxalá e Iemanjá. Tem coisas q não entendo q as.pessoas fazem.. misturam tudo...

Anônimo disse...

Graças a Olorun você não perdeu a sua fé. Muitos desistem.
Sua experiência com a religião é exemplo para muitos. Te desejo muitas bênçãos irmã.

Anônimo disse...

Me tire um dúvida. Bagan pega ori de homens?

Anônimo disse...

Então sou feita no ketu a qualidade da minha oya é Jinã, alguém conhece essa qualidade ?

Postagem em destaque

CURSO ONLINE

 

Postagens mais visitadas