terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

OYÁ LOGÚNERÈ.


Antes de começarem a ler, tenham em mente que
Logunerê é uma Oyá diferente das demais, ela é
uma Odé e suas ligações com os Orisás são
diferentes das demais Oyás. Com certeza é uma
Oyá "ÚNICA".

Se conta que Oduduwá gerou em Yemú 16 Deuses, o principal entre eles é Ogun. A nona criança que Yemú pariu foi chamada de Oyá. 
Quando Oyá nasceu, trouxe muita alegria para Yemú.
Os Dunduns (Negros) possuíam olhos escuros, mas Oyá nasceu dundun e com olhos grandes, cor de ambar e Yemú dizia que o tom de mel em seus olhos era por ter muito mel em seu coração.
Com Ogun ela aprendeu a caçar e ele fez para elaum Ofá e uma Idá.

Os Orisás estranhavam que Oyá era uma mulher muito bonita, mas se comportava como um
homem, sempre nas batalhas e nas matas, guerreando e caçando, Não gostava de cozinhar e
costurar tal como faziam as suas irmãs.
Oyá um dia não quis mais viver no palácio de Oduduwá e então foi embora a procura de
aventura e nisso ela conheceu Yewa, Osayn, Erinle, Oxóssi e muitos caçadores de Ifé e Ketu. 
Ela então encontra Obaluayê e com ele forma uma dupla de caçadores e guerreiros mercenários, ou seja, eram contratados para guerrear a favor do pagante e então passam a percorrerem as aldeias da África antiga e eram muito temidos os dois.
Porém Ogun iniciou uma guerra gigantesca e cruel que ia desde os Reinos Jeje até as montanhas de
Ekiti. 
Oyá não podia barrar a violência de Ogun, ele era seu irmão. Então ela e Obaluayê se poram a
curar os feridos e socorrer os abandonados e afetados pela guerra. De aldeia em aldeia eles iam
acudindo os que haviam sofrido os males da guerra.
Eles atravessaram muitas aldeias e então na floresta de Ipondá, eles acharam um menino
brincando sozinho, ele atirava pedras em uma colmeia. Logo as abelhas africanas foram atacar a
criança, mas Obaluayê girou e levantando suas palhas, ele afastou e impediu que as abelhas se
aproximassem do pequeno menino.
Oyá o pegou no colo e ao longe ouviu a voz de uma mulher a gritar "Omó Mí! Omó Mí!" (Meu filho!
Meu filho!).
Era a Rainha de Ipondá, Osun, que procurava seu filho Logun.
Oyá foi até ela e entregou o menino e então disse:
"Iponda, sou filha de Oduduwá, rei de Ifé. Não deixe seu filho fugir novamente, a guerra está cada vez
mais violenta e podem fazer mal a ele."
Osun então deu seu abebé para Oyá como forma de agradecimento.
Osun respondeu:
"Tu és Oyá a caçadora não é? Meu ifá sempre me
diz que a natureza de filho meu o fará se afastar de mim e eu gostaria que o ensinasse a lutar e se
defender. O ayê está cheio de crueldade e ficarei mais tranquila se meu filho puder se defender por
si só. Faça isso por ele eu lhe peço."
O mel do coração de Oyá não a deixou negar este pedido. Por muitos anos Obaluayê e Oyá viveram
em Ipondá e ensinaram a Logun a arte da luta.
Porém quando Logun estava ja adolescente, Oya e Obaluayê foram embora, mas Logun foi junto com
eles e nunca mais saiu de perto de Oyá. 
Em muitos lugares dizem que Logun é mais filho de Oyá do que de Osun.

O nome Logunerê significa "Guerreira de Eré". Eré foi uma das cidades afetadas pela guerra de Ogun
que recebeu o auxílio de Oyá para se reconstruir e então foi eleita Yaba Matrona da cidade.

OYÁ LOGUNERÊ é proveniente da nação Efon. Esta Yabá não pega Juntó, ou é cabeça ou não é
nada.
Usa cores variadas como branco, azul, laranja, verde e rosa e tecidos estampados ou
peles de animais. 
Não usa vermelho.
Usa Ofá, Idá, Abebé e Erusin e seus metais são dourados.

Ha quem a cultue como Igbalé por ser uma Orisá da floresta, mas aqui no Brasil foi difundido o seu lado guerreiro e caçador, ela é parte integrante da casa dos Odés, mas ainda assim tão vaidosa quanto Osun.
Ama dançar Ijesá.
É ligada aos ventos.
É uma Yabá doce, mas ansiosa e agitada.


Hepa hey!!!

33 comentários:

Unknown disse...

bllo itan...

Unknown disse...

bello itan...

Unknown disse...

Linda linda .. Amo minha mãe minha rainha .. Meu tudo

Unknown disse...

Ola, vc e feito de Logunere irmão?
Gostaram mto de vc com vc sobre. Estou atrás de filhaa sobre esse orixa a mto tempo, vc pode me responder pfvr?

Crica Galdino disse...

😊

Aline da Matta disse...

Lindo itan, minha mãe .. 😍

Unknown disse...

Minha rainha😍
Hepa hey 👏❤️

Unknown disse...

Sou iniciado pra essa Oya

Unknown disse...

dona na mnh coroa, dona do meo amor. Danço pra ela com td Meo amor afeto e carinho pós em Iansã logunere me achei e hoje me tornei uma pessoa melhor. Axé a todos motumba Eparrey mnh maaae☇🍃❤

Unknown disse...

Nao entendi
Logunere pode estar no ketu e vir como 3 santo

Unknown disse...

Este post está ativo ainda

Unknown disse...

Alguém de logunere

Allex Maquieira disse...

Minha mãe!! Eparrei

Unknown disse...

Sou iniciada pra essa bela oya, minha mãe meu tudo 🦋♥️

Unknown disse...

Eu sou 🦋

Unknown disse...

Sim

Danielle Hipolito disse...

Eu sou dessa senhora com Ya ogunte

Wellgp disse...

Sou iniciado de logunerê

Oyase disse...

Sou iniciado dela minha vida meu tudo

Unknown disse...

Minha mãe
Amo tanto
Motumbá Irmão
Lindo ìtan

Unknown disse...

Eu sou dessa rainha poderosa!
Sou de oyá logunere com oxossi.

Unknown disse...

Tenho uma situação assim

Unknown disse...

Em casa

Anônimo disse...

Eu só dela única da casa ekedy yamoro chama no zape

Anônimo disse...

Oya osun e ibo

Anônimo disse...

Amo ela e tão rara

Anônimo disse...

Osun yeponda ela é uma oya ode kk

Anônimo disse...

Anônimo disse...

Filha de oxalá com yemonja os 4 elementos

Anônimo disse...

Tem que dividir o eje com tds

Anônimo disse...

Zape 13 98214-3455

Anônimo disse...

- Lindo Itan, Minha mãe 🦋🌪

Anônimo disse...

Eu

Postagem em destaque

CURSO ONLINE

 

Postagens mais visitadas