segunda-feira, 14 de março de 2016

XAORÔ.


São anéis providos de guizos utilizados nos tornozelos pelos Iyawos, com uma dupla função, protegê-los de possíveis forças negativas e manter a mãe criadeira informada sobre o movimentos do recém-nascido para o Orisá. 

Segundo o povo de santo, o xaorô livra o iniciado da morte.
Esses anéis com barulho também são usados nos tornozelos pelas crianças abikús, para afastar os companheiros que tentam vir buscá-los no mundo e lembrar-lhes suas promessas. 
No caso dos abikús, constituem verdadeiros talismãs, preparados pelos babás e iyas para que os membros da sociedade dos abikús, Egbé ará orun, deixem nos em paz.

O Xaorô(guizo), tem simbologia aproximada a do sino, sobretudo pela percepção do som. 
Simboliza o ouvido e aquilo que o ouvido percebe, que é reflexo da vibração primordial. 
A repercussão do Xaorô é o som sutil da revelação. Muitas vezes têm por objetivo fazer perceber o som das leis a serem cumpridas. 
Universalmente, tem um poder de purificação, afasta as influências malignas ou pelo menos, adverte da sua aproximação. 

Sem dúvida, simboliza o apelo divino ao estudo da lei, a obediência à palavra divina, sempre uma comunicação entre o céu e a terra, tendo também o poder de entrar em relação com o mundo subterrâneo.

Todos os Orisás usam o XAORÔ, mais o mesmo pertence a OBALUAIYÊ.

Obaluaiyê gostava muito de passear, saía e esquecia de tudo.
Yemonjá vivia preocupada com seu filho, pois não sabia do paradeiro do mesmo. Para saber por onde Obaluaiyê andava, achando-o facilmente, Yemonjá colocou xaorôs em seu tornozelo.








4 comentários:

Felix Marinho disse...

O xaorô está relacionado tanto a realeza, como aos ancestrais. Um cântico de exaltação ao Orixá Obaluaiê, cantado sobretudo na Cerimônia do Olubajé, expressa bem o seu simbolismo e significado.
Nele, anuncia-se a chegada de alguém importante, evidenciado através do xaorô, cujo som é ouvido ao longe, nas estradas. Evidenciando, o poder, a opulência e a riqueza desse personagem que se aproxima.
Ao mesmo tempo, há no cântico um paralelismo com Babá Xaorô, um Egungun relacionado a Obaluaiê.

Quando associado ao yaô, durante os ritos iniciáticos, o xaorô expressa a proteção do Orixá Obaluaiê contra as enfermidades e doenças. Bem como, a benção dos ancestrais.
Uma vez que a iniciação representa uma morte simbólica, caberá ao iniciado atravessar uma fronteira perigosa, que encontra-se entre a vida e a morte. Ultrapassando-a a fim de obter o renascimento.

Unknown disse...

Bom dia,gostaria de saber o pq algumas pombo giras gostam de usar Xaôro em suas vestimentas?

Anônimo disse...

Pombagira?

Felix Marinho disse...

Muitos Exús e Pomba Giras
estão relacionados a épocas passadas, a noite, a vida boêmia e aos prazeres da vida. Por estarem muito apegados a esse plano de existência, são tidos como espíritos em processo de evolução espiritual. Tradicionalmente a paramentação dessas entidades remetem a antigos personagens da Europa, tais como artistas, cortesãs, prostitutas, nobres etc
Mais também a ciganas, andarilhos, deformados físicos, malandros e por ai vai.

Se fazem anunciar através da gargalhada,
que possui várias interpretações como a alegria e o prazer de viver, mais também ao deboche, o desafio, erotismo e ao maquiavélico.

Em relação a sua pergunta .
Quando usado pela Pomba Gira,
não é mais chamado de xaorô (e todo o significado e carga simbólica que implica), mais sim de guizo, nos remetendo novamente a personagens de épocas passadas a exemplo de artistas da Commedia dell'arte, bufões, bobos da corte, ciganas dançarinas. Ou seja, sua conotação é chamar a atenção do povo, da platéia, de alegrar e entreter.

Quando usado pela Pomba Gira (nunca vi Exú masculino usando guizo, mas pode ser que exista), é um elemento integrante na sua paramentação, como peça de adorno, remetendo a uma de suas encarnações passadas. Em certas ocasiões, durante uma consulta , uma Pomba Gira poderá retirar um dos guizos da sua roupa e dar ao consulente. Como forma de proteção ou outra finalidade qualquer.

Xaorô, pertence ao Candomblé Brasileiro e possui um significado simbólico-místico;
Guizo, pertence a Umbanda (e afins), possuindo outro significado simbólico-místico. Estando contudo relacionado a vida terrena da entidade, no caso, uma Pomba Gira.

Postagem em destaque

CURSO ONLINE

 

Postagens mais visitadas