terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

OYÁ EGUNITÁ.


Egunitá é uma das nove Oyas de culto Igbalé e sem dúvida a mais famosa, por ser habitante da floresta sua kizila (Ewo) é a fumaça.

Egunitá é a deusa do espirito dos mortos e por isso não possuía filhos, mas desejava ser mãe, então dentro da floresta da morte ela conseguiu parir nove vezes.

Oyá estava nos dias de ganhar o primeiro filho e então ela fez a gigante tempestade de Eboykó e nesse dia foi atacada pelas Iyami, as bruxas rasgaram-lhe a barriga e raptaram o bebê, o cobriram com panos velhos e sujos e o alimentaram com Okete, o rato do cemitério. Nisso o bebê foi chamado Emalegan, o primeiro Egun, símbolo do poder sobre o Vento.

No segundo dia da tempestade Oyá pariu novamente, esse dia a tempestade foi muita bruta e nisso Oyá mostrou toda sua força. No meio da tempestade pariu o segundo Egun Yorugãn. Este Egun foi criado nas folhas de bananeira e é ele quem cuida da Sopeira do ibá de Oyá e é o símbolo de sua vaidade. Yorugãn é o filho que Oyá mais ama.

No terceiro dia da tempestade Oyá iluminou o céu e então pariu Akugan, este que é o Egun que bate os pés no chão fazendo ruídos e barulhos. Foi criado comendo brotos de bambu, é rebelde e simboliza a rebeldia de Oyá.

No quarto dia da Tempestade Oyá estava apreensiva e então pariu Orugã, que é o Egun sério, frio e calculista, caiu no milharal e foi criado lá. De Oyá ele ganhou um Atori chamada Pason, se veste de Mariwo e mora em buracos cavados no chão, é o lado sério de Oyá.

No quinto dia da Tempestade de Eboykó nasceu Rungan, o Egun valente que salvou a Yabá Olossá da perseguição de Ikú. Rungan se alimenta de Bambu velho e é a coragem de Oyá.

No sexto dia da Tempestade nasceu Gyogan, que auxiliou Oxossi na caçada do pássaro Ororú para o rei de Ifé. Gyogan se veste com o couro do Búfalo de Oyá.

No sétimo dia nasceu Ungã, que é o Egun que vive rondando as covas no cemitério e castigando quem viola os túmulos. É o lado sombrio de Oyá.

No oitavo dia Oyá estava no auge do poder de destruição da tempestade e então pariu Bungan, o Egun maligno e perverso que ataca o ser humano e induz o homem a loucura e a desgraça, é o mais poderoso filho de Oyá.

No nono e último dia da tempestade de Eboykó nasceu Segi, chamado Egungun, que tinha poder de incorporar ou manipular os homens. 

Oyá Egunitá agora tinha nove filhos Eguns e ela então recebeu o encargo de guiar os mortos nas nove fazes do desencarne:
* Leito de Morte 
* Velório 
* Caminho até o cemitério 
* Porta do Cemitério 
* Caminho até a cova
* Descida a sepultura 
* Asese
* Despacho do Carrego 
* Subida ao Orum

Caso haja a necessidade de reencarnação, Egunitá guiará o Egun no processo.

Egunitá na batalha de Ajimudá, usou uma máscara de madeira para lutar junto a seu exercito de Eguns, hoje substituímos esta máscara pela pintura de Efun em seu rosto, geralmente em forma de caveira.

O Ibá de Egunitá é de Barro e seus utensílios de barro, palha e madeira.
A Boneca na sua roupa é chamada Abayomí (nascido para me dar orgulho) e simboliza os filhos de Oyá.


Egunitá é a Oya mais sombria que existe.

HEEEEEEEEEY!!!

26 comentários:

Unknown disse...

Qual junto dessa oya

Gislaine disse...

Sou filha de OYÁ e tive uma visão com uma Oyá toda vestida de branco e queria saber se só Oyá igbalé se veste assim.

Anônimo disse...

Gislaine toda oya igbale o junto e Obaluaê ou uma qualidade de oxalá

Jack fênix disse...

Acho que afirmar não é o correto, já que é existem nações onde nós não conhecemos ou ate a nossa mesmo. Sou de egbale e meu junto não é nenhum dos dois. Lembrando que meh junto e um orixá de qualidade que usa cor porem ela veste branco pq anda nos caminhos de oya. Assim como ayra e uma qualidade de xango que veste branco, certas qualidade de oxum veste branco de ogum é PR ai em diante. Beijos

Unknown disse...

Sim a igbalé se veste toda de branco também

Unknown disse...

So veje os enteligente

Unknown disse...

Boa noite gostaria de saber as quantidades e defeitos dos filhos de Iansã eguneta

Unknown disse...

Sou raspada a 13anos d egunita com omulu e ate hje nao a entendo

Sueli Regina B. Costa disse...

Sou raspada de Insã Egunita. Fui mãe de dois filhos mais não tenho nenhum pois morreram. Isso foi uma simples coisidecia ou tem a ver com à história de minha mãe?

Sueli Regina B. Costa disse...

Sou raspada de Insã Egunita. Fui mãe de dois filhos mais não tenho nenhum pois morreram. Isso é uma simples coisidecia ou tem a ver com à história de minha mãe?

Douglas de Oyà disse...

Sou iniciado em Oyà Egunita vai fazer 14 anos,meu junto é Oxóssi, mas ela tem caminho com Ogum tbm,ela realmente é sombria ,só sabe quem é desse caminho,ela é ligada aos espíritos e seu culto é na floresta ,é uma Yansã pura não vem traçada com nenhum Orisà

Gislaine disse...

Criei várias crianças mas nunca tive filhos próprios.tenho ligação com Oxossi e Obaluaê. Medium vidente, já tive visões com uma Oyá diferente. Creio que seja esta. Depois de tanto tempo as coisas começam a se encaixar...

Sueli Regina B. Costa disse...

Sou de Oyá Egunita fiquei grávida 2 vezes a primeira uma menina nasceu morta com 9 meses.Segunda gravidez foi um menino q viveu até os 38 anos não sei se tem a ver com a qualidade deOyá Egunita.

Sueli Regina B. Costa disse...

Sou raspada a 11 anos de Oyá Egunita mais tenho problema com meu junto pois responde Ogun e Omolú mais nenhum dos dois vira.

Unknown disse...

isso tem haver com iku e é muito serio vai no seu pai de santo ou um orientador pois é algo sério

Unknown disse...

ayra nao é qualidade de xango ayra é um orixa independente pois ele tambem tem as suas proprias qualidades como: Ibona ou igbona, intelé, adjaosí, eborá...

Unknown disse...

No caso poderia vestir oyá egunita de vermelho com a paramenta ou só de branco com o Márioo no rosto me ajudem a saber como vestir essa oyá

Unknown disse...

E quais são as ferramentas usa por ela ?

Um desejo, um sonho, uma alegria e de repente VOCE disse...

Gostaria muito de conversar com vcs que são de Oya Egunita, saber se vcs tb tem afinidade com a morte

Neide Silva disse...

Adoro gente inteligente dentro do sagrado

Unknown disse...

Oya Egunitá é realmente sombria, e é um orixá com energia pesada antes de mexer com os filhos dela é melhor pensar bem essa Oya quando se levanta por um filho que chora . É sério !

Anônimo disse...

Eu tbm

Anônimo disse...

Totalmente ligada com a morte , e com.eguns. sempre os encaminhando para a luz. Meu junto é Obaluaê e Oxum

Anônimo disse...

A minha esposa é de oya egunitä o junto dela é Oxossi ibo

Anônimo disse...

Pessoal, essa emanação de Oyá não entra em transe em ninguém. E ela só é cultuada em algumas regiões da África. Quem vem representando -a, seja nos terreiros Lesé Orisás, ou Lesé Egun é Igbale. Ou seja, não existe ninguém de Egunitá. Aqui no Brasil é que querem modificar os cultos.

adriano ti gyan disse...

Eu sou de oxaguian com egunita

Postagem em destaque

CURSO ONLINE

 

Postagens mais visitadas