terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

OSUN IJIMÚ.


Ijimú é ligada a Nanã e por esse fato não se deve iniciar em homens, pois Nanã estará sempre muito perto de Ijimú.

Se conta que Ijumú é uma "Osô", ou seja: UMA BRUXA!
Todas as Osôs tem cabaças miraculosas que ganharam de Orunmilá (inclusive as OsoRongá também possuem cabaças).

Ogun e Nanã sempre foram desafetos e se desprezavam, mas Ogun declarou guerra a aldeia de Nanã. 
Nanã não tinha medo de lutar e nem de morrer, mas ela temia por suas crianças. Nanã tinha filhos e netos a sua aldeia era formada por sua família e ela sabia que se perdesse a guerra Ogun mataria suas crianças ou os venderia como escravos.
Nanã se desesperou e então sem ter alternativa ela pediu ajuda a feiticeira Ijimú que morava no fundo do rio Osun. 
Osun Ijimú se dispôs a ajudar Nanã a salvar as crianças, ela usou sua cabaça e a fez ficar gigantesca, assim colocou toda a família de Nanã ali dentro e então fez a cabaça ficar pequena novamente e a escondeu no fundo do rio prometendo a Nanã que se ela perdesse e Guerra Ijimun cuidaria de seus filhos.
Quando Ogun chegou na aldeia de Nanã ele encontrou Nanã sozinha e então eles pelejaram por dias, até que Nanã venceu a Batalha e expulsou o cruel Ogun Onirê de suas terras, onde nunca mais pode entrar.
Nanã nunca se esqueceu da grande ajuda de Ijimun e então decidiu lhe dar um presente, Nanã não usa e nem gosta de metal então fez um Abebé para Ijimum de madeira e em forma de boneca, lhe deu também o direito de se ornar com os Kawuris (búzios, Nanã é a dona dos Búzios) e com palha e para sempre foram amigas.

Nanã é de poucos amigos, mas ela tem muita gratidão a Ijimú e a Asesun que são suas grandes amigas.

Ijimú é a Osun que foi bem recebida na família da Palha, desde então caminha com Nanã e todos os seus filhos e amigos, por isso vemos iniciadas a Osumarê e Osun, Osun e Obaluaie, Yewa e Osun, Osayn e Osun, e muitos outros afetos de Nanã que saúdam Ijimú pelo seu bom coração.

Além de Nanã, ela sempre anda com Osun Yabotô e as demais "Osôs" e também tem relações com a grande ancestral Ayalá.
Por sua ligação com Nanã comumente, Ijumú se veste com tecidos estampados em tons de ouro velho e detalhes Roxo/Lilás, sempre com sua cabaça presa a cintura.

"IJIMÚ É MULHER PODEROSA, QUE TEM A CABAÇA PRODIGIOSA...
IJIMÚ QUE DOBROU REI DE TERRA E SEUS IRMÃOS...
MULHER DA ÁGUA QUENTE, QUE EM SUA PERNA ENROLOU A SERPENTE. 
IJIMÚ QUE SABE BEM O QUE FAZ...
FEITICEIRA IJIMU QUE COMEU O IPETÉ DA CASA DE IPONDÁ E FOI RECEBIDA NA CASA OSUN COMO DONA DA CASA.
IJIMU QUE ESCURECE O RIO PARA ESCONDER O SEGREDO E ENCHE OS HOMENS DE MEDO.
ORA YEYE IJIMÚ, QUE GANHOU O REINO DE ANANBUKÚ E SUA GRATIDÃO.
IJIMÚ QUE NÃO MORA NAS ÁRVORES, NEM SE ALIMENTA DE ENTRANHAS, MAS NÃO PODE NEGAR O SEU PARENTESCO COM OSHORONGÁ.
SAÚDEM IJIMÚ, POIS É A FEITICEIRA DO FUNDO DO RIO QUE AQUECE A ÁGUA QUANDO ESTA FRIO. 
MULHER NEGRA COMO O CARVÃO DAS MINAS, OLHOS COMO OS DE RAPINA E CABELOS TRANÇADOS COM FIOS DOURADOS.
É A PRINCESA DA ESCURIDÃO!
LHE ENTREGO O BALAIO DE PALHA QUE AFUNDE NAS ÁGUAS COM TODO O TESOURO QUE POSSO LHE OFERECER E ROGO IJIMU QUE NÃO VIRE AS COSTAS PARA MIM. 
SENHORA MAJESTOSA QUE TEM AS MÃOS VERMELHAS DE PÓ OSSUN, POIS FAZ FEITIÇO COM TANTA CONSTÂNCIA QUE NUNCA DESCANSA AS DELICADAS MÃOS...

Ora Yeye Ijimú
Que faz o bem sem olhar a quem!

21 comentários:

Unknown disse...

Esse caminho de osun, veste ouro velho sim. e suas contas tbm são de ouro velho.

Unknown disse...

Sou filho de Omolú com oxum,e falaram que a qualidade de minha oxum é ijimu gostaria de saber se na qualidade de junto ela pega cabeça de homem?desd d já agradeço

Unknown disse...

Por causa da sua ligação com Nanã, Ijimu não passa cabeça masculina.

Unknown disse...

Como pode meu odum nacabala bater de cabeça 5 de direita5 e de pé 5 eu nao ser ijimu? Se a cabalistica deu 5 en três pontos e na placenta 6?

Unknown disse...

Nao

Unknown disse...

Amei mais queria saber mais sobre minha mãe ijimu

Unknown disse...

eu gostei da lenda ,gostaria de saber mais sobre minha mae nao consigo achar comentários deve ter muitos mistérios se tratando desta grande mae se alguém puder me passar mais informação agradeço e axe'

Unknown disse...

Bom

Unknown disse...

Verdade que no engenho velho a ossun ijimu não a cutuam?

Anônimo disse...

Ijimu pega cabeça de homem sim...

Meu marido é iniciado em ijimu e quando ele estava recolhido ele recebeu um e-mail em que ele tinha sido aprovado em um concurso público Federal...

Se ijimu em homem não da axé, o que seria isso então?

Ele estáva esperando essa resposta 3 anos e quando recolheu , recebeu essa notícia... obviamente ele não tinha como responder ou entrar no e-mail eu que fiz tudo isso.

Unknown disse...

Amei tudo que foi escrito sou de Nanan com Osum e gostaria que me falassem mais sobre o assunto quer dizer que qualquer qualidade de Nanan tem essa qualidade de Osum como junto?

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Pega mesmo e e caso muito raro.. Rarissimo...eu sou eu tenho ijimu e nana tambem..e pessoas com essa gloria..sao extremamente espirituais e totalmente protegidos e imunes a feiticos...porem podem levar um balanco delas..tipo um sacode....

Anônimo disse...

Gente em qual nação vocês cultuam Ijimu na cabeça de homem?
Também tenho e queria ir numa casa que eu pudesse ser iniciado.

Unknown disse...

Adorei o texto , porém se Mãe Ijimu quiser se iniciar na cabeça de homem ela pode correto ?

Anônimo disse...

Sou filho desta maravilhosa divindade , ela vira na minha cabeça sem problemas nenhum e só me trouxe coisas boas

Anônimo disse...

Com certeza ��

Lilly disse...

Eu sou filha de oxum, uma oxum mais velha seria ijimu?

carlos eduardo disse...

Sou iniciado de Ijimu e sim ela roda da cabeça de homem. E ao contrário do que muitos dizem, só tenho a agradecer todos os dias por tudo de maravilhoso que acontece em minha vida.

Anônimo disse...

Ela não pega cabeça de Homem!

Anônimo disse...

Eu sou feito a 30 anos de osumare com osun injimu só gratidão no meu ódu ije rodou na minha cabeça

Postagem em destaque

CURSO ONLINE

 

Postagens mais visitadas