terça-feira, 1 de março de 2016

YEMONJÁ ASÈSÚN.


Oduduwá, o rei de Ilê Ifé e pai de Ogun gostava muito de comer codornas, Oxossí era amigo de Ogun e então prometeu trazer muitas codornas para agradar Oduduwa.

Na mata por três vezes ele capturou codornas e as colocou em gaiolas, mas as três vezes alguém abriu as gaiolas e deixou as codornas escaparem e Oxóssi ficava cada vez mais irritado.
Na quarta vez Oxóssi vigiou as gaiolas e ai sim pôde levar as aves para Ifé.
Oduduwa ficou estarrecido de tanta felicidade! E então ele bateu seu cajado no chão e disse: EM NOME DE OLORUN, EU LHE CONCEDO UM DESEJO. PEÇA O QUE QUISER!

Oxóssi pensou no aborrecimento que havia passado nos últimos dias, então ele apontou seu arco e flecha para o céu e disse: DESEJO QUE ESTA FLECHA ATRAVESSE O CORAÇÃO DE QUEM ROUBOU AS PRIMEIRAS CODORNAS!

Nesse momento a Rainha Yemú, esposa de Oduduwá recebeu uma flechada no peito e caiu morta!
Yemú tinha pena das pequeninas codornas e por isso ela havia libertado as pombinhas que Oxóssi havia prendido.
Oduduwa viu sua amada esposa ali morta e tomado pelo Ódio ele sentenciou Oxóssi a morte.

Oxossi correu o máximo que pôde, foram dias fugindo até que ele chegou próximo ao um grande rio e na beira ele viu Yemonjá, sua amiga. 
Ele contou o que havia ocorrido e então Yemonjá resolveu esconder Oxóssi no fundo do rio por alguns dias, até que Oduduwá de acalmasse. 
Yemonjá era irmã de Yemú e mesmo que ela estivesse triste, ela sabia que Oxóssi não teve intenção de ferir a Rainha, ele não sabia de nada.

Yemonjá deu a Oxóssi o dom de respirar de baixo d'água e ele ficou sob sua proteção por muito tempo, mas chegou o dia de ir enfrentar Oduduwá e Yemonjá foi com Oxóssi para Ilê Ifé, ter uma audiência com o rei. 
Eles foram recebidos por Oduduwá, Ogun e todos os membros da família real. 
Yemonjá pediu a Oxóssi que ele deixasse ela falar com ele,e assim foi. Diante de todos, ela se levantou e com um tom de voz firme ela se pôs a falar:

"Saúdo Oduduwá rei de Ifé e Ogun rei de Irê. 
Eu sou Yemonjá, filha de Olokun, irmã de Yemowô e da falecida Yemú. Senti toda a tristeza ao saber do falecimento de minha irmã, mas vi que sua morte foi um acidente, Odé Oxossi não entrou nesta casa para trazer tristezas.
Perdoe Oxóssi eu lhe rogo Oduduwá! Yemú minha irmã também reconheceria a inocência de Odé Oxossí!"

Oduduwa disse:
"Yemonjá Rainha de Egbadô, a honrada Yemú foi a mulher que escolhi para ser minha rainha e Oxóssi a tirou de mim. Me mostre que Yemú o perdoa e eu o perdoarei."

Yemonjá pediu que lhes mostrassem o túmulo de Yemú e então a guiaram até o jardim do palácio. Yemonjá se abaixou na terra e rezou a reza que as filhas de Olokun sabem rezar. 
O túmulo de Yemú cedeu e se transformou em um buraco muito fundo. 
Yemonjá pediu que lhe dessem uma corda e uma cabaça e então ela disse:
"Yemú mostre se Oxóssi é inocente ou não". 
Em seguida atirou a cabaça no fundo do buraco e ao levantar a cabaça ela estava cheia de água! Yemú havia se transformado em um poço. E a água que ela deu a Oxossi foi o que mostrou que ele era inocente.

Oduduwá então disse a Oxossí: PELA INJUSTIÇA QUE EU IRIA COMETER AO LHE SENTENCIAR A MORTE, EU LHE CONCEDO MAIS UM DESEJO. PEÇA QUALQUER COISA...

Oxóssi então disse: 
Por toda a gratidão que tenho por Yemonjá ter salvo a minha vida, eu desejo dividir minha sabedoria com ela, lhe dou meu Ofá (arco e flechas) e lhe ensinarei a caçar e a partir de hoje eu troco meus colares Azuis escuros pelos colares claros da cor das roupas de Yemonjá.

Então Oduduwá disse "Asé"!
E até hoje Yemonjá Asesun carrega o Ofá de Odé e dizem que ela não o usa na caça e sim na GUERRA!

"ÒDÉ OSÍ IMOLÈ ASÈSÚN IMOLÈ
ARA WÀ ORÚN Ní OKÚN DÈ
ÒDÉ OSÍ IMOLÈ ASÈSÚN IMOLÈ"
(O Caçador é um Deus, Asesun é uma Deusa, todos vêem a união do Céu e do Mar, O Caçador é um Deus, Asesun é uma Deusa.)

Asé!

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

CURSO ONLINE

 

Postagens mais visitadas