Havia na africa uma bela moça chamada Korikoto.
Em um dia muito especial de
festejos e de alegria entre os homens, um grupo de crianças se banhava perto do rio. Brincavam com as pedras e com as águas sem se darem conta foram entrando em zona de perigo, na água profunda.
Muito perto dali Korikoto com seus cabelos compridos movidos pela brisa, contemplava a cena das crianças, que não se davam conta da
aproximação deles a um lugar onde havia o encontro de dois rios poderosos, onde as águas
criavam um redemoinho, que faria desaparecer o mais experto nadador em instantes. As crianças
desapareceriam na água, com a rapidez de um raio. KORIKOTO se lançou nas águas várias vezes
até que tivesse salvado a cada uma delas. O alvoroço das crianças e suas mães foi imenso, mas Korikoto estava esgotada com o esforço
para salvá-los. Sem oferecer resistência, seu corpo foi absorvido pelas águas e seu espírito se
elevou com um redemoinho de água doce e cristalina.
As águas caiam como uma chuva iluminada pela luz do sol com várias cores. Ao cair sobre o rosto
humano, parecia uma carícia acalentadora e estimuladora de vida. As crianças começaram a
brincar, as mulheres cantar e os homens trabalhar com muito mais vigor e sentimento.
Desde aquele dia Olodumare deu a Ayaba Korikoto a função de proteger as crianças desde o início da formação, da entrada e manifestação de vida e suavigilância depois de criados. A esta Orisa corresponde controlar os nascimentos no mundo. É Ela que distribui as almas que vão nascer. Controla a maternidade.
Estimula ou detém a fertilidade de acordo com as necessidades do mundo.
Korikoto visita os seres humanos todos os dias, porque é ela é o orvalho da manhã.
Em um dia muito especial de
festejos e de alegria entre os homens, um grupo de crianças se banhava perto do rio. Brincavam com as pedras e com as águas sem se darem conta foram entrando em zona de perigo, na água profunda.
Muito perto dali Korikoto com seus cabelos compridos movidos pela brisa, contemplava a cena das crianças, que não se davam conta da
aproximação deles a um lugar onde havia o encontro de dois rios poderosos, onde as águas
criavam um redemoinho, que faria desaparecer o mais experto nadador em instantes. As crianças
desapareceriam na água, com a rapidez de um raio. KORIKOTO se lançou nas águas várias vezes
até que tivesse salvado a cada uma delas. O alvoroço das crianças e suas mães foi imenso, mas Korikoto estava esgotada com o esforço
para salvá-los. Sem oferecer resistência, seu corpo foi absorvido pelas águas e seu espírito se
elevou com um redemoinho de água doce e cristalina.
As águas caiam como uma chuva iluminada pela luz do sol com várias cores. Ao cair sobre o rosto
humano, parecia uma carícia acalentadora e estimuladora de vida. As crianças começaram a
brincar, as mulheres cantar e os homens trabalhar com muito mais vigor e sentimento.
Desde aquele dia Olodumare deu a Ayaba Korikoto a função de proteger as crianças desde o início da formação, da entrada e manifestação de vida e suavigilância depois de criados. A esta Orisa corresponde controlar os nascimentos no mundo. É Ela que distribui as almas que vão nascer. Controla a maternidade.
Estimula ou detém a fertilidade de acordo com as necessidades do mundo.
Korikoto visita os seres humanos todos os dias, porque é ela é o orvalho da manhã.
Korikoto a Ayaba da fertilidade relacionada com a procriação e as crianças que nascem predestinadas. Considera-se uma deidade jovem associada a natalidade. Este Orisá é muito adorado pelos Osha Lukumi e pelos Arara. Na África seu culto esta praticamente extinto.
Seu nome está composto pelas
palavras Kori (deidade infantil) e Konkoto (brincadeiras de criança).
Korikoto fala pelo Merindilogun de Yemoja. Seus colares se confeccionam com nozes de
palma, Obi e Kolá e miçangas cor lilás. Seus atributos são um Otá,
uma clava de ferro com sete pontas e um chifre de touro, além de uma mão de caracóis (búzios).
Seu nome está composto pelas
palavras Kori (deidade infantil) e Konkoto (brincadeiras de criança).
Korikoto fala pelo Merindilogun de Yemoja. Seus colares se confeccionam com nozes de
palma, Obi e Kolá e miçangas cor lilás. Seus atributos são um Otá,
uma clava de ferro com sete pontas e um chifre de touro, além de uma mão de caracóis (búzios).
Ase!
3 comentários:
Belo texto de Ifá Ni L'Órun. www.ifanilorun.com.br
Iboru sr obá oriate miguel casola, belíssimo texto mesmo.ashe.!
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